BASE NACIONAL CURRICULAR E A PRODUÇÃO DO CURRÍCULO LOCAL/MARIA HELENA

Base Nacional Comum Curricular em 2017
29/08/2019

BASE NACIONAL CURRICULAR E A PRODUÇÃO DO CURRÍCULO LOCAL/MARIA HELENA

“Pela primeira vez, o Brasil terá uma base que define o conjunto de aprendizagens essenciais a que todos os estudantes têm direito na educação básica”, esses conhecimentos essenciais que os alunos de todas as escolas do país devem aprender ano a ano na Educação Básica foram definidos pela Base Nacional Curricular (BNCC), homologada em dezembro de 2017.
A Coordenadora Pedagógica da Editora Positivo SIRLEY TEREZINHA GOLEMBA, colaborativamente com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura, do Município de Maria Helena, Estado do Paraná, está capacitando a equipe pedagógica da Secretaria e das Escolas da Rede Municipal de Ensino, para que estes construam coletivamente em conjunto com professores, funcionários, pais e alunos das escolas municipais, os saberes locais que farão parte do currículo escolar. Este trabalho deu início em 19 de junho de 2019, quando a Coordenadora Pedagógica da Editora Positivo SIRLEY TEREZINHA GOLEMBA, esteve desenvolvendo um trabalho sobre a BNCC e Currículo Local, na Secretaria Municipal de Educação, juntamente com a Secretária Educação Selma Estevanim de Freitas e a equipe pedagógica da Secretaria, diretores e coordenadores das escolas municipais. No dia 26 de julho de 2019, foi desenvolvido o trabalho de pesquisa, para coleta de dados, com professores e funcionários e ao iniciar as aulas do segundo semestre, esta coleta de dados se estendeu aos alunos e pais de alunos. No dia 14 de agosto de 2019, aconteceu outra etapa de formação da equipe pedagógica da Secretaria e das escolas, tendo a participação Coordenadora Pedagógica da Editora Positivo SIRLEY TEREZINHA GOLEMBA. A sistematização dos trabalhos de coleta de dados, para a produção do documento definitivo, para compor o currículo local escolar, irá acontecer no dia 24 de agosto de 2019.
Apoio: Prefeitura Municipal de Maria Helena.